quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Seminário discute prevenção e tratamento de usuários de drogas e álcool

Seminário discute prevenção e tratamento de usuários de drogas e álcool
(05/10/2011 - 11:04)



(fonte http://www.alvorada.rs.gov.br/)
Na próxima terça-feira, 11 de outubro, a STASC promove palestra sobre prevenção, tratamento e reinserção social do usuário de drogas. O objetivo é provocar a formação de uma rede para pensar e construir ações de prevenção e cuidados ao tratamento e reinserção social do usuário de álcool e outras drogas. A conferência vai ser realizada na Câmara de Vereadores (Av. Getúlio Vargas, 2266, 2º andar) e tem início às 8h.
Inscrições antecipadas através do e-mail vidasemrede@gmail.com (enviar nome, profissão e entidade que representa). Serão fornecidas erva-mate e água quente, pela Erva Barão, para quem quiser acompanhar as palestras saboreando um chimarrão. Basta trazer cuia e bomba.
Programação:
8h – credenciamento
8h15 - abertura
8h30 – Apresentação do Grupo de Trabalho Vidas em Rede
8h40 – Apresentação do Grupo de Teatro de Mãos Dadas da Associação de Amigos Amar e Cuidar – Coordenadora Sra. Nica
9h05 – Palestras de prevenção nas escolas e COMAD – Prof. Miguel Ângelo Nunes Pinto (Presidente do COMAD)
9h15 – Lei Estadual nº 13.707 de 6/04/11 – Major Edison Tabajara Rangel Cardoso (Presidente do CONEN/RS)
9h35 - CAPS-AD Vida Nova (Alvorada)- Tratamento do uso prejudicial de álcool e outras drogas – Psicóloga Coordenadora Simone Simon Iglin
10h10 – Avaliação Psiquiátrica. Quando é necessária a desintoxicação? Experiência de Alvorada – Dr. Mário Guido Rodrigues (médico psiquiatra do Cais Mental e CAPS-AD de Alvorada)
10h30 – Desintoxicação e Cuidado no Hospital Geral, a Experiência de Torres e Candelária – Dr. Fernando Monteiro (médico psiquiatra)
10h50 – 1º Comunidade Terapêutica Pública do Brasil – Comunidade Terapêutica Reviver – Cachoeirinha – RS –Tomazeski de Azevedo Coimbra e Celso da Silva
11h10 – Discussão crítica dos temas abordados e abertura para debate – Rafael Gil e Paula Adamy
13h – Apresentação do Coral Municipal de Alvorada – Regente Lucas Alves
13h10 – Projeto Consultório de Rua (GHC)- assistente social Ana Lúcia Poleto e técnica de enfermagem Cláudia dos Santos de Sá
13h30 – Política Nacional de Atenção Integral aos Usuários de Álcool e Outras Drogas e de Saúde Mental Análise crítica dos temas abordados – Ricardo Brasil Charão (Secretaria Estadual de Saúde; Rose Mayer (Centro de Referência de Redução de Danos da Escola de Saúde Pública) e Carla Capitânio (Diretora do Departamento de Assistência Social da Secretaria do Trabalho e Assistência Social do Estado)
14h20 – Debate e encaminhamentos
14h40 – Encerramento e entrega dos certificados

Nenhum comentário:

Postar um comentário